fbpx

Dentística e Estética

É o ramo da odontologia que atua na área de restauração e design dental que é realizada hoje em dia com porcelanas e resinas compostas. Essa área engloba também as famosas facetas, lentes de contato e restaurações indiretas (ou “blocos” como são mais conhecidos).

 

Qual a diferença entre restauração e obturação?

 Do ponto de vista prática e no linguajar popular significam a mesma coisa. Antigamente usava-se mais o termo obturação. Mas hoje é mais comum se dizer restauração quando se refere ao procedimento de recuperar parte da coroa dental com um material restaurador.

 

É normal o dente doer depois de realizar uma restauração?

 Normalmente não, mas é comum relatos de sensibilidade transitória que cessam em até dois dias. Entretanto, se a sensibilidade não diminuir ou aumentar é necessário comunicar ao dentista.

 

Posso trocar todos meus amálgamas por resina?

 Antigamente a troca só era indicada em casos de fratura, infiltração/cárie, ou pelo desejo estético do paciente. Hoje essa recomendação vem aumentando devido ao fato do mercúrio presente nas restaurações de amálgama ter efeito cumulativo no organismo.

 

O que é lesão de abfração ou lesão cervical?

 É a perda de estrutura dental na cervical (perto da margem gengival) do dente em decorrência de forças ou traumas de oclusão que causam flexão dental constante até que o esmalte/dentina comece a lascar e se destaque formando uma cavidade em cunha. Essa cavidade deve ser restaurada juntamente com um ajuste oclusal para equilíbrio dessas forças excessivas sobre os dentes. Se não tratadas, essas lesões podem levar a perda do dente.

Open chat