fbpx

Facetas, Lentes de Contato e Clareamento

 O que é faceta?

Faceta é uma fina camada de porcelana ou resina composta que são cimentadas na “frente” dos dentes (face vestibular) indicadas para casos em que se deseja alterar cor e formato dos destes proporcionando uma harmonia ao sorriso. Portanto, podem ser realizadas em dentes manchados, trincados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

Qual a diferença entre facetas e lentes de contato?

A principal diferença está na espessura da porcelana. As lentes do contato são bem mais finas e indicadas para casos que necessitam de alterações bem discretas e sutis de anatomia, e por esse mesmo motivo não estão indicadas para casos em que se deseja alteração de cor.

Tenho bruxismo, posso usar faceta/lente de contato?

Pode, mas os cuidados no planejamento, tratamento e ajuste oclusal devem ser redobrados. Além disso, após finalização do tratamento está indicado uso de placa miorrelaxante para evitar trincas e fraturas.

Clareamento Dentário

O que é clareamento dental?

É o tratamento indicado para casos em que o paciente deseja clarear a cor de seus dentes.

Quais os tipos de clareamento disponíveis?

– Clareamento à laser no consultório: são realizadas de 2 a 3 sessões com intervalo de no mínimo uma semana entre as sessões.

– Em casa através do uso de uma moldeira personalizada para cada paciente. O gel clareador é colocado nessa moldeira mediante orientações do dentista. O tempo de uso varia de acordo com o grau de manchamento/escurecimento dental e do tipo do gel escolhido, mas normalmente varia de 14 a 21 dias.

– Associação das duas técnicas acima: uma sessão de consultório + 7 a 10 dias usando a moldeira com gel. É a técnica que apresenta resultados mais duradouros.

Quais as recomendações devo seguir durante o clareamento dental?

– Não fumar

– Evitar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/Pepsi), molho shoyo, molho inglês

– Evitar alimentos muito coloridos (açaí, molho de tomate, beterraba, chocolate escuro, ketchup)

– Informar o dentista em caso de sensibilidade dental ou gengival intensas

Estou grávida, posso fazer clareamento?

Não, o procedimento não está indicado para gestantes e lactantes. Também não está indicado para pacientes que apresentam cáries ou doenças gengivais ativas, precisando tratar previamente antes do clareamento.

Quanto tempo dura o resultado de um clareamento dental?

Em média 1 ano, normalmente os dentes escurecem mas não retornam à cor original. E somente uma sessão de retoque/manutenção é o suficiente para o retornar o resultado clareador inicial.

O clareamento estraga os dentes?

Não, o procedimento não altera a estrutura dental. O gel utilizado age alterando somente a cor do dente. Mas todo o processo deve ser feito sob orientação e acompanhamento de um dentista

Open chat