fbpx

Odontopediatria

Com que idade deve ser a primeira consulta da criança ao dentista?

É importante que ela seja feita antes do bebê completer 1 ano para que não se percam valiosas orientações e instruções de todos os novos hábitos que serão estabelecidos. Essa consulta pode ser feita mesmo que a criança ainda não tenha nenhum dente na boca, pois a prevenção se inicia antes mesmo do nascimento dos dentes. A primeira consulta é o primeiro passo para se entender a criança, realizar um vínculo e dar o primeiro passo rumo à prevenção que será feita por toda a vida. É o primeiro contato que o bebê vai ter com um consultório odontológico, se familiarizar e brincar nesse espaço.

Quais orientações são dadas nessa primeira consulta?

Na primeira consulta são passadas orientações sobre escovação, tipo de pasta, tipo de escova, fio dental, dieta, hábitos, rotina da criança, orientação sobre o nascimento dos dentes e como minimizer o desconforto, orientações relacionadas à chupeta, mamadeira, copo, etc…Além disso, é também feito um diagnóstico da saúde bucal da criança. Essa consulta tem duração aproximada de 1 hora.

Bebês devem usar fio dental?

Sim, após o aparecimento do segundo dente na boca já se deve começar a usar fio dental em bebês para que esses se acostumem a usar e para evitar o aparecimento de cárie na lateral dos dentes.

Como aliviar o desconforto do nascimento dos dentes em bebês?

Infelizmente não existe medicamento para o “tratamento” desse desconforto, apenas paliativos que auxiliam na redução do incômodo. Homeopáticos e fitoterápicos são opções que podem ser utilizadas, desde que sob orientação do odontopediatra. Mordedores gelados também ajudam no alívio do desconforto. Atenção: não se deve usar pomadas e géis anestésicos na gengiva do bebê por risco de intoxicação.

Quando deve trocar a escova do meu filho?

Geralmente a cada dois meses ou sempre que as cerdas estiverem abertas ou quando a coloração na parte interna estiver escurecida, que denota presença de fungos. Outra dica é trocar a escova sempre que a criança se recuperar de gripes, resfriados e dores de garganta devido às bactérias presentes na escova.

Open chat