fbpx

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.

Como saber se preciso usar aparelho dentário? 

Procurando um ortodontista. Ele pedirá exames para diagnóstico e planejamento do caso.

Todo tratamento ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações clínicas (como o exame da cavidade bucal e análise facial) e de outras advindas de documentação radiográfica, modelos dos arcos dentários e fotografias. A decisão sobre a alternativa de tratamento indicada será tomada com base nessa análise.

 

Por que devo usar aparelho dentário?

O objetivo do tratamento é colocar os dentes em suas corretas posições melhorando a distribuição de forças durante a mastigação. Isto protege as raízes dos dentes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporomandibular (ATM). O correto alinhamento dos dentes ajuda na manutenção de uma boa higiene bucal e consequentemente a diminuição do risco de cárie e de doença periodontal. Além disso, o sorriso vai ficar mais agradável e harmonioso com os dentes alinhados e esteticamente isto é bastante significativo.

 

Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?

O tempo de tratamento é variável para cada caso e dependente das condições biológicas, do envolvimento e participação do paciente no processo. Porém, um prognóstico e estimativa de tempo é fornecida pelo profissional de acordo com o tratamento proposto.

Diversidade nas respostas biológicas, faltas frequentes, quebra do aparelho e falta de cooperação com aparelhos removíveis e/ou ortopédicos podem alongar o tempo de tratamento e impedir a obtenção de um bom resultado final.

Como saber se meu filho precisa de aparelho? E qual a idade ideal para iniciar um tratamento ortodôntico?

Clique aqui para ler detalhadamente sobre essa dúvida

Open chat