Extração de Terceiros Molares

EXTRAÇÃO DE TERCEIROS MOLARES (CONHECIDO POPULARMENTE COMO ‘DENTE DO SISO” OU “DENTE DO JUÍZO’)

TODO MUNDO DEVE EXTRAIR O SISO?

Não. Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. E a extração pode estar indicada nos casos de: falta de espaço, mal posicionamento, cáries, inflamações (pericoronarite), dificuldade de higienização, entre outras.

QUAL A IDADE PARA TIRAR O DENTE DO SISO?

Não existe uma idade certa, assim como a decisão de extrair, isso varia de caso para caso. No entanto, a indicação para retirada dos dentes em pacientes jovens acontece porque nessa idade a raiz ainda não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples.

O SISO PODE ATRAPALHAR O ALINHAMENTO DE OUTROS DENTES?

Sim. Se não houver espaço suficiente na boca, o dente do siso pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhando o alinhamento dos dentes vizinhos. Geralmente, os ortodontistas indicam a extração para não comprometer o resultado do tratamento ortodôntico.

É POSSÍVEL RETIRAR TODOS OS SISOS DE UMA VEZ?

Sim. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local, porém a decisão de extrair os quatro dentes de uma vez será feita pelo dentista, pois nem sempre é a melhor opção.

DENTES DO SISO PODEM NASCER COM CÁRIE?

Sim. Como o siso também está em uma região de difícil acesso para a escova, é comum que acumule mais resíduos alimentares nessa região e torne o local mais propício à cáries. Mesmo que o dente não esteja aparecendo na boca, se houver inflamação na gengiva as bactérias podem penetrar e atacar o dente, causando cárie. Nesse caso, a indicação é que seja feita a extração do dente.

O QUE É DENTE DO SISO INCLUSO?

É bastante comum que o dente do siso não aponte totalmente na boca ou aponte parcialmente. No primeiro caso, ele fica incluso e no segundo, semi-incluso. Quando isso acontece, o dente fica impactado, torto e algumas vezes retido dentro do osso maxilar.

Ambas as situações se dão quando falta espaço na arcada dentária para que o dente do siso se encaixe no lugar certo para nascer — atrapalhando seu desenvolvimento.

POSSO RESTAURAR MEU DENTE DO SISO?

Sim, mas a extração de dente do siso, na maioria das vezes, é sempre a melhor opção. Porém isso tem que ser avaliado de acordo com o caso clínico do paciente.

O QUE É PERICORONARITE?

É uma inflamação dos tecidos moles localizados ao redor de um dente. Esse problema pode acontecer durante a erupção (nascimento) de um dente e é mais frequente em dentes do siso “de baixo”.

Ocorre por acúmulo de restos de alimentos entre a gengiva e o dente em erupção. E como é mais difícil escovar os dentes do siso da forma adequada, a união de restos alimentares e bactérias que vivem na boca é um dos fatores de complicações do problema.

QUANTO TEMPO DEMORA A EXTRAÇÃO DO SISO?

A extração de dente do siso leva entre 5 e 30 minutos por cada dente retirado e disso depende a situação de cada siso.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIOS?

Na grande maioria das vezes, um pós-operatório curto, durando apenas 3 a 4 dias.

Repousar por esse período é fundamental. Portanto, exercícios físicos intenso não são indicados.

Será prescrita medicação para que não sinta dores após o efeito da anestesia.

Alimentação frias e geladas e de consistência pastosa.

Higienizar adequadamente o local e fazer bochechos com o antisséptico  até a remoção dos pontos.

Uso de escova de cerdas macias. Lembre-se que há pontos cirúrgicos nesse local!

O SISO PODE COMPROMETER OS DENTES VIZINHOS?

Sim, se estiver mal posicionado e exercendo pressão, além de provocar desalinhamento na mordida, ele pode gerar reabsorção na raiz do segundo molar em virtude da pressão exercida sobre ele.