Você sabe o que é Bichectomia?

O desejo de um rosto mais afilado e “menos bochechudinho” é o desejo de muitos pacientes.
E a solução para muitos casos está na realização da famosa bichectomia.

O que é bichectomia?

É um procedimento cirúrgico estético para remoção da “bola de bichat”, que é uma gordurinha que fica região interna das bochechas.

Como é feito?

São feitos dois cortes bem pequenos dentro da boca, um de cada lado. É indolor (feito com anestesia local) e não deixa cicatrizes visíveis. É um procedimento rápido e demora em torno de 30-40 minutos.

Para quem é indicado a bichectomia?

O procedimento é indicado para homens e mulheres que possuam o formato arredondado de rosto, que não estejam satisfeitos com suas bochechas, e por mais que emagreçam continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto com maior simetria, mais magro, fino e bonito. Também é indicado preventivamente, pois a remoção da “bola de bichat” previne o “colapso” facial que ocorre durante o envelhecimento. E também é indicado para pacientes que relatam morder muito a bochecha.

O pós-operatório? Dói? Incha?

O pós-operatório é super tranquilo desde que o paciente siga corretamente todas as recomendações passadas pelo cirurgião dentista.

Quanto de gordura é removido de cada lado?

Em média 3.5 ml, mas a quantidade removida varia muito de paciente para paciente.

Essa gordurinha volta? Terei que fazer novamente?

Não, o procedimento é definitivo. Uma vez removida, não se forma novamente.

O resultado é imediato??

Não, após o procedimento já se percebe uma melhora, mas o resultado final começa a ser percebido 2 semanas após.

Meu rosto pode ficar com aparência de caído futuramente?

Não, o seu rosto não vai cair e nem “derreter” por causa da bichectomia. Uma vez que, a gordura ou bola de Bichat não faz parte da estrutura de sustentação da pele. Muito pelo contrário, o procedimento previne o “colapso” facial que ocorre durante o envelhecimento.

Mordo muito as bochechas, se eu fizer o procedimento vai melhorar?

Com certeza, inclusive essa é uma indicação para realização de bichectomia.

Qual a melhor idade para fazer?

A intervenção só deve ser feita após o crescimento completo da face. E não há idade ideal, depende da indicação e avaliação do caso.

E quanto custa o procedimento?

Por se tratar de um procedimento cirúrgico estético, o preço da bichectomia pode variar bastante dependendo do profissional, da clínica e da região. Em geral, os custos podem ir de R$ 3500,00 a R$ 5.000,00

Existe algum risco ao se fazer o procedimento?

A cirurgia oferece riscos como qualquer outra. Entre eles, podemos destacar alguns como infecção, sangramento, hematomas, lesão nervosa e no ducto da parótida (canal da saliva). Entretanto, estes riscos podem ser diminuídos drasticamente quando a cirurgia é feita por um profissional capacitado e conhecedor das estruturas anatômicas da região.

Quem não deve fazer o procedimento?

As contra-indicações são bem parecidas com outras cirurgias intra-orais. Pacientes submetidos a radioterapia ou quimioterapia, com infecções locais os sistêmicas, trismo (incapacidade de abrir a boca), cardiopatias severas, pacientes deficientes de fatores de coagulação, problemas hepáticos e renais graves não devem fazer a bichectomia.

Veja os antes e depois do resultado de alguns casos  de famosos que fizeram a bichectomia: