fbpx

Prótese Dentária – Reabilitação Oral

É um aparelho/dispositivo que devolve ao paciente a função e estética perdidas pela perda de um ou mais dentes. É um ramo extenso da odontologia porque envolve desde reabilitações pequenas e unitárias até reabilitações extensas de desdentamentos parciais e totais. Podem também ser realizadas tanto sobre dentes como sobre implantes, ou também serem apoiadas em mucosa como é o caso das próteses totais (dentaduras).

 

O que é prótese fixa?

 É a famosa “coroa” ou “pivot” como era chamada antigamente. É uma prótese que é cimentada aos dentes ou cimentada/parafusada sobre o implante para devolver a função e/ou estética perdidas. Pode substituir um ou mais dentes e pode ser feita de metalocerâmica ou cerâmica pura (metalfree).

 

O que é prótese protocolo?

 É um prótese total fixa sobre implantes indicada para pacientes com desdentamento total. Indicada para casos que o paciente busca maior retenção, segurança e conforto da prótese total ou quando o paciente está com a extração dos dentes remanescentes indicadas e opta por não usar a prótese total convencional. É uma ótima opção para a maioria dos pacientes usuários de prótese total, pois as principais queixas desses pacientes são a perda de eficiência mastigatória, instabilidade da prótese, insegurança e baixa auto-estima. E com a prótese protocolo é possível a resolução de todas elas.

São necessários pelo menos 6 implantes para a fixação do protocolo na maxila e na mandíbula pelo menos 5 implantes.

 

O que é prótese total imediata?

 A prótese total imediata é realizada nos casos em que está indicada a extração de todos os dentes da arcada, e para que não haja comprometimento estético e social do paciente é feita uma prótese que é instalada logo após do procedimento cirúrgico. Essa prótese pode ser a total convencional ou prótese protocolo. Nessa segunda opção, no mesmo dia das extrações já são instalados implantes e a prótese total fixada sobre eles garantindo maior retenção, segurança, conforto e preservação da auto-estima do paciente.

 

O que é overdenture?

 Overdenture é uma prótese total que apresenta um dispositivo interno de retenção que pode ser preso aos dentes (geralmente caninos) ou implantes. Indicada para casos de perda óssea extensa, onde uma prótese total convencional não teria retenção satisfatória ou em casos em que não é possível realizar a quantidade de implantes necessárias para a prótese protocolo. Ou ainda quando o paciente opta por uma opção removível para facilitar higienização, pois a prótese protocolo apresenta um grau de dificuldade maior para higienização.

 

O que é núcleo metálico ou pino de fibra de vidro?

 É um dispositivo de retenção cimentado dentro do canal radicular para servir de base para a coroa que será realizada. É indicado para casos de perda coronária extensa.

 

Posso dormir com a prótese?

 Quem usa prótese removível ou total convencional é recomendado que se remova a prótese durante o sono. Isso porque durante a noite ocorre diminuição da produção de saliva, o que aumenta o número de bactérias presentes na cavidade bucal. Isso aliado à uma higiene oral e da prótese deficientes, pode favorecer o desenvolvimento de infecções fúngicas, como a candidíase bucal.

Open chat